NA PRAIA DE PURI - ORISSA


Fiquei hospedada em um hotel na beira da Praia de Puri durante 15 dias. O portão dos fundos do hotel dava para uma estrada que beirava a areia da praia por um percurso bastante longo.

Todas as manhãs eu saía e me sentava em uma pedra à perto da areia e ficava esperando até que um grupo de mulheres passavam por aquele local, todos os dias à mesma hora, com um feixe de gravetos de árvores secas na cabeça (é um hábito as mulheres carregar tudo na cabeça: Jarros com água,grãos,óleos e outras coisas).

Na frente ia sempre uma mulher mais velha, seguida por outra, e mais outra, sempre as mais novas atrás, até que a última era quase uma adolescente. Elas andavam em fila, pés descalços e sempre com a fisionomia tranquila, sem nenhum tipo de afetação pelos acontecimentos à sua volta, sempre fixas nos seus afazeres.

Às vezes eu acordava um pouco mais tarde e saía correndo para o meu posto de observação para não perder a passagem das mulheres carregadoras para ver se em algum momento alguma delas se distraísse e olhasse para o lado, ou desse um sorriso curioso, ou esboçasse algum sinal de descontentamento ou cançasso; mas nada... elas passavam sem se incomodar com nada seguindo sempre o mesmo caminho, fazendo sempre o mesmo serviço, sem que nada as afligisse ou as distraísse... muito perseverantes e conformadas com seu destino. Uma cultura muito diferente da nossa.


A praia de Puri, provoca um sentimento que faz com que a consciência se expande, desde que se entregue totalmente ao humor devocional por Sri Caitania Mahaprabhu.
Foi nesta praia que Mahaprabhu enlouqueceu de amor a Krsna e entrou no mar, sendo encontrado muitos quilômetros além, por pescadores locais, em total estado de samadhi (mesmo estando vivo tinha a aparência de morto).

Como o por do Sol tem a aparência dourada em todos os lugares, isto pode ser confirmado nas fotos aqui editadas da praia de Puri, todos os dias eu ia meditar sozinha na areia da praia e observar o por do sol com seu reflexo nas águas do mar, mas não sei porque razão eu via o por do sol prateado e não dourado como todos o viam. Esse lugar é muito especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário