VRINDAVANA


Segundo os Vedas, Krsna passou a sua infância nas águas do Rio Yamuna. Mais precisamente em Vrindavana, perto de Mathura, a penúltima estação de trem antes de chegar a Delhi.

Em Vrindavana fiquei 15 dias antes de continuar minha jornada para o Leste da India. Almoçamos um dia na casa de uma família de comerciantes local, tendo a oportunidade de ver o interior de uma casa tradicional indiana, seu modo de vida, e organização familiar, onde o serviço da casa é administrado pelas mulheres da família e o comércio fica com os homens. Cada loja é gerenciada por um irmão mais velho assessorado por seus filhos e sobrinhos.

Em Vrindava também existem muitos templos e palácios e portais muito antigos, onde são reverenciadas várias divindades védicas, tais como Hanuman, Jagannatha, Nrsinhadeva, Krsna - onde pude ver as filas de pessoas nas portas do templo recebendo alimentos que são distribuídos aos pobres todos os dias. A tradição diz que onde existe um templo de Krsna não pode ter pessoas passando fome nos arredores de até mais ou menos 3 mil metros.

Fiquei hospedada em um hotel ao lado do Templo Krsna Balarama. O hotel era grande e todo revestido em mármore branco.

Todos os dias eu ia até o templo ou ao Loi Bazer e tinha que passar por umas ruelas repleta de macaros sobre os muros. Para que eles não égassem meus óculos eu tinha que prender o véu do meu sari nos dentes.

Os quartos do hotel tinham 3 camas, banheiro, ventilador de teto e uma varandinha onde podia-se estender roupa. Todos os dias eu lavava meu sari e estendia nessa varandinha.

Um belo dia olhei de soslaio e vi um ser que parecia um menino, observei direito e vi que era um macaco, grande e forte.

Pensei: "se esse bicho me atacar ou entrar no meu quarto vai fazer um estrago, pois são muito artutos e curiosos e pegam tudo o que vêem. Entrei suavemente e fechei a porta antes que o macaco me alcançasse.


Um dos lugares mais bonitos naquele lugar especial de peregrinação, é o Lago Radha-Kunda - dedicado a Radharani, consorte eterna de Krsna. Esse lago sagrado fica ao pé da Colina de Govardana - colina que foi erguida por Krsna em um de seus passatempos com os habitantes de Vrindavana.

Meu grupo parcitipou de um Parikrama que circuambulou a Colina de Govardana.

Essa colina é regada dia e noite com leite, pelos brahmanes do lugar. Os animais das redondezes se aproveitam desse leite para se alimentarem. Pude observar que os animais de Vrindavana são muito gordos e bem nutridos pela fartura do lugar, em contraste com o restante da maioria dos lugares pobres da India.


Fiz de Vrindava meu ponto de referência para os outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário