TEMPLO DO DEUS DO SOL


Ainda em Orissa, em um vilarejo histórico chamado Konarak, visitamos o Templo de Surya, o Deus do Sol.

Esse templo foi muito importante nos tempos antigos e o lugar era muito próspero devido ao grande número de devotos que mantinham o templo e o enorme número de visitantes.

Mas hoje em dia é apenas uma ruína devido a invasão do general afegão Kalapahad, que invadiu o então reino de Orissa em 1508 e atacou diversos outros edifícios sagrados da região.

Conta-se que a deidade principal, que foi enterrada na areia para ser protegida contra os invasores, foi levada para o Templo de Indra, em Jaganatha Puri, embora digam que uma deidade no Museu Nacional de Delhi seja a verdadeira.
Pode-se ver ainda perfeitamente algumas das 24 grandes rodas esculpidas na pedra, simbólicas das 24 horas do dia, o que dá a impressão do edifício ser uma grande carruagem e os sete cavalos (um para cada dia da semana) chamados Gyatri, Usnika, Anustuv, Vrihati, Pangti, Tristup e Jagati.

Na grande arquitrave, parcialmente destruída, pode-se ver as personificações dos nove planetas: Surya (Sol), Chandra (Lua), Mangala (Marte), Budha (Mercúrio), Brihaspati (Júpiter), Shukra (Vênus), Shani (Saturno), Rahu e Ketu (Polos Lunares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário